8 Dicas Infalíveis para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Com mais de quinze anos de experiência na área de Assessoria de Trabalhos Acadêmicos é comum encontrar estudantes que me façam a seguinte pergunta:

Por que Fazer um Trabalho de Conclusão de Curso?

Muitas pessoas reclamam de fazer um TCC, uma monografia, um artigo ou uma dissertação de final de curso.

mono 1

Primeiro quero explicar o objetivo desses trabalhos. De forma resumida, tais trabalhos objetivam avaliar a capacidade do aluno em desenvolver uma pesquisa de qualidade para um tema específico e sua habilidade com a escrita acadêmica para demonstrar o que o ele aprendeu no tempo de curso.

Nesse contexto, você, o aluno, irá se posicionar como um profissional que domina aquele tema específico engajado em sua área de formação.

Quando você apresenta o TCC recebe a oportunidade de explicar para a banca, em uma sessão pública, como profissional da área, que empreendeu em uma pesquisa e naquele momento expõe os resultados.

Certo, mas você pode argumentar que não deveria ser obrigatória uma apresentação pública para que outras pessoas conheçam seus resultados, que você poderia publicá-la na forma de artigos em revistas acadêmicas.

Concordo com você, mas pense comigo, a banca irá aprimorar seu trabalho. Seu objetivo é apresentar possíveis falhas para te ajudar a melhorá-lo e, depois sim, divulgá-lo.

Apresentação

Como você começou sua pesquisa? Certamente foi pelo planejamento. É por aí que começaremos a apresentação também.

mono 2

Tenha em mente que tal apresentação é uma palestra, assim sendo, você irá colocar seus slides e dissertará sobre eles.

8 Dicas Infalíveis

1) Estude bastante o conteúdo de deu trabalho. É muito importante ter domínio sobre o assunto tratado.

2) Ensaie – Veja, eu falei ensaiar, nunca decorar. Você deve ensaiar suas falas e sua futura postura diante da banca.

3) Organize seu tempo – A maioria das instituições lhe concederá em torno de quinze minutos para apresentar seu trabalho. Então você terá que dividir entre a apresentação de seu conteúdo, a problematização, os principais teóricos que você estudou, como você conseguiu chegar aos resultados, quais foram eles e, por fim, sua conclusão.

4) Controle emocional – Todo artista ou palestrante sente nervosismo na hora de subir ao palco, isso é normal, porém, tenha autocontrole e não deixe seu estado emocional lhe atrapalhar. Uma boa dica para amenizar o nervosismo é a preparação, por isso o ensaio lhe ajudará a ter mais confiança na hora de se apresentar.

5) Seja claro em sua exposição – se você preparou seu trabalho, estudou e ensaiou, não tem porque ficar “enrolando” na hora da apresentação. Apresente com clareza e foco.

6) Tenha seus slides em ordem – eles são o seu norte. Saiba o conteúdo de cada um. Não os leia, fale sobre o que neles está escrito. Também não leve papéis com anotações. Use seus slides para orientá-lo.

7) Esteja sempre de frente para a plateia.

8) Sua fala deve ser serena. Não fale rápido demais muito menos lento demais. Seja natural como se você estivesse conversando com amigos. Só evite excesso de informalidades como gírias, por exemplo.

Siga as orientações acima e eu posso garantir que você se sairá bem em sua apresentação.

Agora deixe seu comentário, dúvidas ou algum assunto que você deseja que eu aborde aqui. Pretendo postar regularmente novas dicas para lhe ajudar na batalha final de seu curso. Fique atento!

Se você quiser receber por e-mail os novos posts preencha o formulário abaixo. Pode ficar tranquilo, NÃO SUPORTO SPAM!

Seu nome

Seu e-mail

Salvar

Salvar

4 thoughts on “8 Dicas Infalíveis para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos”

  1. Boa noite!
    Dicas valiosas, gostei muito. Tenho certeza que irá me ajudar na apresentação da minha monografia no próximo dia 08/7.
    Parabéns!!!

Deixe seu comentário