Marketing de conteúdo do ZERO !

Já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Você quer alavancar a comercialização de seus produtos e/ou serviços? Então, este post é para você.

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Mas o que e Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é basicamente uma maneira de direcionar ao seu público-alvo conteúdo de valor para atrair, envolver e estimular uma ação em seu cliente e o consequente aumento de receita para sua empresa.

Esta estratégia brilha cada vez mais entre todas as outras utilizadas no Marketing. Ela se sobressai em todas as áreas e em todos os seguimentos, não importa sua área de atuação, na verdade, se você não estiver disposto a entender a sua importância e não adotá-la, terá poucas chances de se destacar, seja como empreendedor, empresário ou profissional liberal.

Imagine você expandindo a presença de sua marca e, mais, gerando uma relação de confiança que impulsionará as vendas de seu negócio?

Para te ajudar a gerar resultados relevantes através do Marketing de Conteúdo, planejando, executando e também otimizando sua estratégia, decidi organizar uma série de posts semanais sobre este assunto.

Então, vamos direto ao ponto!

marketing-de-conteudo x marketing tradicional Marketing de Conteúdo x Marketing Tradicional

A lógica do Marketing de Conteúdo é, como já disse acima, que você ofereça conteúdo, pode ser posts, vídeos, áudios, que agregue valor ao seu cliente, dessa forma, você mostra que entende do que faz e aumenta a confiança de seu cliente em relação ao seu conhecimento e ao seu trabalho. O que não acontece com o modelo tradicional de Marketing.

No Marketing tradicional há a imposição da mensagem através de revistas, jornais, comercial de TV, Outdoor, anúncios inseridos bem no meio de um post de blog, que na verdade, ninguém pediu para ver e nem sempre nos interessa. Assim, o Marketing tradicional usa a interrupção de algo que nos interessa naquele momento para se comunicar.

Nós consumidores, com tantos acessos a informação que temos hoje, nos tornamos muito mais exigentes com aquilo que queremos ou precisamos ver, adquirimos mais opções de escolhas, nos tornamos mais seletivos e rejeitamos interrupções.

Quando gravamos uma determinada programação de TV, podemos pular os comerciais na hora da reprodução, assim como também pulamos anúncios em mídias impressas e ainda podemos parar de seguir as marcas que se colocam de maneira invasiva em blogs.

Hoje as interrupções, os verbos de ação não interessam mais ao consumidor que busca conteúdo de valor que lhe agregue conhecimento.

Essa é a grande diferença do Marketing de Conteúdo, já que não é invasivo, atinge aqueles que estão realmente interessados em sua mensagem, aumentando as chances de conversão.

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Custos

Outro diferencial significativo são os gastos comparados entre as duas modalidades. As campanhas de Marketing tradicional custam, em média, 62% mais caro do que de Marketing de Conteúdo. E, você pode ter certeza, o segundo gera taxas de conversão extraordinariamente maiores. Não é difícil de entender que isso se dá porque você não está impondo nada, muito menos interrompendo nenhuma programação, leitura entre outras coisas.

Investir em alguém que te dá permissão, porque já tem a pré-disposição de comprar, é muito mais vantajoso do que investir em alguém que não tem interesse naquele produto no momento.

Há ainda que se falar que, com a estratégia de Marketing de Conteúdo, podemos acompanhar as conversões em tempo real e, também, podemos mudar toda a estratégia para transformar a situação, caso a mesma não esteja gerando resultados.

Marketing e Conteúdo Marketing Tradicional
Permissivo Invasivo
Interação e Diálogo Comunicação unilateral
Baixo custo – melhores taxas de conversão Alto custo – taxas de conversão aleatórias, imprevisíveis
Mensagem envolve e engaja mais Mensagem imposta, nem sempre engaja
Acompanhamento de resultados em tempo real. Possibilidade de mudar toda a estratégia Reconhecimento dos resultados mais demorado. Nem sempre permite mudança imediata da estratégia.

Acredito que se você chegou até aqui é porque você sabe da importância vital para qualquer negócio em ter um canal de comunicação com seu cliente, principalmente na internet, seja um blog, um perfil nas redes sociais, um site ou em todos. Para isso é necessário um bom planejamento com objetivos específicos e claros.

No próximo post falarei sobre o primeiro passo para se estruturar uma sólida estratégia de Marketing de Conteúdo. Clique aqui para receber  o link do próximo post  – O Planejamento.

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