Medo da Prova de Redação do Enem?

As provas do Enem já estão a um passo. E você, está preparado?

alodoxafobia

Você sabe que a prova de redação é uma das mais temidas pelos candidatos ao Enem?

Imagine você passando com nota máxima – 1.000 – ou próxima disso! Sem dúvida esse é o maior sonho dos candidatos ao Enem.

planejamento_carreira_2

Recebo muitos e-mails perguntando como se preparar para conseguir escrever um texto dissertativo-argumentativo e atingir o Sucesso da Redação Perfeita, por isso decidi escrever esse post.

Se você tem medo da prova de redação do Enem, leia esse post até o final. Ele é para você!

Muitos se preocupam demais em saber qual será o tema escolhido. Posso te garantir que não é por aí. Estudos comprovam que todas as especulações em torno do tema da redação do Enem não deram certo.

Sim, é muito importante você estar atualizado, portanto, leia muito, tendo em mente que muito é sempre pouco quando se trata de uma prova de redação para qualquer concurso, especialmente para o Enem.

Leia os editoriais de jornais e revistas atuais, livros, sites e blogs, assim você estará aumentando seu conhecimento de mundo e sobre como funciona a sociedade atual.

Mas é só isso? Não. O exame de redação do Enem exige um texto dissertativo-argumentativo o que significa dizer que você precisa articular as informações com muita coerência, construindo de forma crítica bem como expondo, com muita clareza, sua capacidade de solução baseada em argumentos consistentes.

Por falar nisso, você sabe o que é um texto dissertativo- argumentativo?

Eu entendo. Você ainda não está seguro, certo?

Então vamos lá, leia até o final que eu espero acabar com todas as suas dúvidas.

O que é dissertar? É expor um determinado assunto de forma sistemática, ou seja, organizadamente, que pode ser escrito ou verbal.

Ok, mas e argumentar, o que é? É defender um ponto de vista, uma ideia ou uma opinião.

Então, quando nós apresentamos um assunto e emitimos uma opinião sobre ele baseada em bons argumentos, temos um texto dissertativo-argumentativo.

Quer um exemplo?

Um autor é contra a violência doméstica (ideia, tese) Por quê? (argumentos).

Agora você entende que um texto dissertativo-argumentativo precisa de ideias bem organizadas uma vez que serão expostas, e, de argumentos bem fundamentados.

Ora, esse é o meu problema, ­você me responde ­ como argumentar de modo persuasivo?

Calma, vou te explicar agora.

Todas as vezes que expomos nossas ideias, tentando convencer alguém, estamos argumentando, portanto, argumentar faz parte do nosso dia a dia. No texto escrito, o grande desafio é manter o interesse do leitor, o que não é nada fácil.

Para isso, você precisa ter todo o conhecimento que puder sobre o assunto. Daí a importância da leitura para alimentar seus saberes.

Para que você tenha argumentação adequada deve lembrar-se que ela precisa ser clara, objetiva e direta, sem prejuízo obviamente, da linguagem formal da norma culta.

Tipos de Argumentos

São vários os tipos de argumentos, porém separei aqueles que você pode estudar e aplicar em suas sustentações com a segurança de êxito.

Argumento de Autoridade

Aqui é fundamental que, seus argumentos estejam embasados em estudos, pesquisas, informações já divulgadas por especialistas ou autoridades no assunto tais como professores, pesquisadores ou estudiosos do tema.

Caso queira deixar este tipo de argumento com mais consistência, é recomendado o uso de uma frase da autoridade, sempre entre aspas. Veja:

“Para uma boa argumentação, é fundamental que o estudante tenha um bom repertório”, diz professora Eclícia Pereira, coordenadora de redação do Cursinho da Poli.

Disponível em:

http://veja.abril.com.br/educacao/redacao-do-enem-parte-3-como-argumentar/

acesso em: 01/09/2016

Argumento Lógico

É aquele que, como o nome já diz, tem sua origem em operações de um raciocínio lógico como relações de causa e efeito ou consequência e causa. Muito utilizado para confirmar que uma conclusão declarada no texto é necessária.

Argumentação por comprovação

É utilizado para contestar ideias equivocadas. O pilar desse tipo de argumento é apresentação de estatísticas, dados e informações com percentuais.

Pronto, você já tem os principais tipos de argumentos para a construção de uma redação perfeita no exame do Enem.

Lembre-se que você antes de expor seus argumentos, deve apresentar sua proposta à reflexão em relação ao tema.

Agora eu lanço um desafio! Vamos começar a treinar! Pense em um tema que poderia ser cobrado no Enem, estruture e escreva sua redação. Revise e me envie através do formulário abaixo.

Fique atento ao seu e-mail, porque vou corrigi-la e lhe enviar meus comentários, gratuitamente.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário