Resenha do Livro: Crer ou Não Crer

As festas de final de ano chegaram com elas o verão e férias escolares. É tempo de muito sol, calor, praia, piscina, enfim, muitas atividades ao ar livre, porém, um bom livro para relaxar também é uma excelente opção.

Pensando nisso, hoje resolvi falar sobre o livro Crer ou Não Crer escrito pelo PE. Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal. Mas como assim, um homem que fez votos e completamente dedicado a Deus e outro que não crê em sua existência, ateu?

Isso mesmo, e é entre estas duas pessoas de universos divergentes, que acontece aquilo que alguns chamam de debate, outros de discussão, porém, para mim o conteúdo do livro Crer ou Não Crer é uma conversa muito inteligente sobre questões polêmicas, sobre ser crente ou não.

O título faz uma referência bem humorada à famosa frase de Shakespeare em sua peça “Hamlet” – Ser ou não ser – A obra se divide em partes, aborda um tema que nos leva a reflexão sobre a importância da crença na vida das pessoas. A humanidade, que passa por momentos de conflitos e grandes transformações precisa, urgentemente, recuperar a confiança em seu elemento, o ser humano.

PE. Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal, em alguns momentos, provocam um ao outro de maneira natural, a fim de tentarem encontrar respostas para diversas questões.

Eles também relatam fatos de suas vidas como, família, infância, adolescência e o que os levou para as escolhas que fizeram.

A conversa entre os dois intelectuais, no livro Crer ou Não Crer, foi inspirada na obra de Umberto Eco e o cardeal de Roma Carlo Maria Martini – Em que creem o que não creem? – onde o diálogo entre seus autores foi por intermédio de cartas.

O ponto alto da obra do PE. Fábio de Melo e Leandro Karnal está na habilidade de ambos conseguirem expressar suas opiniões, ainda que tão distintas, sem querer interferir na opinião do outro. Eles concordam que o importante é que precisamos nos humanizar mais e resgatar a confiança no ser humano e que a ruína promovida pela falta de amor ou pelo ódio acontece com a fé em Deus ou sem ela. Para conseguirmos melhorar o mundo em que vivemos é necessário caráter, honestidade e sinceridade em nossas escolhas e ações diárias.

Enfim, gostei muito do livro Crer ou Não Crer, recomendo que todos o leiam, é uma leitura edificante por seus questionamentos que nos leva a uma reflexão sobre o caminho da humanidade.

Vou deixar o link aqui para que você possa comprar o livro Crer ou Não Crer na Amazon, lembrando que ao comprar qualquer produto através deste link você estará contribuindo para o desenvolvimento e manutenção do Hábito de Ler (blog e canal).

Amazon: http://amzn.to/2Df6aFg

 

Estou ansiosa para saber sua opinião. Deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima resenha e

FELIZ NATAL!

Deixe seu comentário