Você quer Aprender a Interpretar Textos Para a Prova Do Enem 2017?

Você já parou para pensar que sua maior dificuldade em ter um bom desempenho na prova do Enem pode ser a Interpretação de Textos? Sim, isso mesmo, para “decifrar” as questões da prova você precisa entender todas as informações que estão no enunciado. É no enunciado que a magia acontece!

Tenha em mente que as provas do Enem têm o foco em testar a capacidade do candidato de interpretar e analisar, conforme o contexto, as situações cotidianas, sendo assim, você deverá se preparar de forma ampla, isso significa dizer que você deve desde já criar o hábito de ler. Sua leitura deve abranger todos os gêneros e estilos.

Saiba que a leitura é responsável pelo aumento todas as formas de competências e conhecimentos. A Interpretação de Textos não serve apenas para as provas de Linguagens e Códigos, ela é essencial para seu melhor desempenho em todas as questões da prova.

O Enem caracteriza a interpretação de texto como uma arquicompetência, isso significa que você deve ser mais do que competente neste assunto, para que sua capacidade de entendimento textual abranja a todas as áreas do conhecimento.

A lógica é muito simples, se você consegue entender todas as informações contidas nos diversos textos, é fato que seu desempenho será notável em todas as disciplinas requisitadas pelo Enem ou por qualquer outro concurso.

Veja o que ensina Paulo Freire: a compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.” (FREIRE, 1997, p. 11).

O que ele quis dizer é que, se você compreende o texto você entenderá sua relação com a situação, circunstâncias, ambiente e cenário. Caso contrário, você não saberá relacioná-lo com o que estará sendo exigido de seu raciocínio naquele momento.

Não despreze a prática da leitura e a devida interpretação de textos. A leitura é uma aptidão importante na sociedade contemporânea, isso porque, a cada momento torna-se um elemento essencial para a inclusão social do indivíduo e, por consequência, para a formação dos direitos e deveres do cidadão.

Porque é preciso ter e manter o hábito de ler?

A leitura é um processo que nos permite compreender expressões que acontecem através de várias formas e linguagens. Ela é muito mais do que a decodificação de meros sinais gráficos, já que exige do leitor uma participação concreta, verdadeira. O real entendimento de um texto leva o leitor à construção do conhecimento.

Para ler e interpretar o que você está lendo, é preciso conceder sentido ao texto e relacioná-lo com suas experiências, com seus variados níveis de conhecimento como: conhecimento textual, conhecimento linguístico e, também, com o conhecimento de mundo, por isso, o ato de ler é um processo de interação.

Portanto, ler e escrever são tarefas escolares de todas as áreas, e você, com certeza, concordará que são habilidades fundamentais para a formação de qualquer estudante. Quando o aluno aprende a ler dando sentido ao que está escrito absorve o conhecimento construído através da leitura e das experiências do escritor, assim, poderá utilizá-lo em situações futuras, inserindo-se nessa construção como produtor de conhecimento.

Na verdade, ler é interpretar, uma vez que recebemos toda informação através de códigos e o indivíduo deve decodificá-los (interpretá-los). Veja o que nos ensina Costa (2009, p. 45)

…os fenômenos naturais (a chuva, o sol, o frio, a noite, por exemplo) até as convenções sociais (como os rituais de amizade, acasalamento, poder e a linguagem) tudo passa pela interpretação. São Signos, isto é, representações que significam algo para alguém. (COSTA 2009, p. 45)

Saiba que é necessário um objetivo para direcionar a leitura, ou seja, você deve ler a fim de alcançar conhecimento, entretenimento dentre outras finalidades, sendo assim, a interpretação do texto depende do objetivo que se pretende, isso explica porque em um mesmo conteúdo cada leitor pode colher informações diferentes. Como ressalta Solé:

…o leitor constrói o significado do texto. Isto não quer dizer que o texto em si mesmo não tenha sentido ou significado; felizmente para os leitores, essa condição costuma ser respeitada. Estou tentando explicar que o significado que um escrito tem para um leitor não é uma tradução ou réplica do significado que o autor quis lhe dar, mas uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios do leitor que aborda seus objetivos. (SOLÉ 1988, p.22)

Ainda conforme Solé (1998, p.22):

“…a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; neste processo tenta-se satisfazer [obter uma informação pertinente para] os objetivos que guiam sua leitura”.

O processo da leitura requer o entendimento essencial do texto em relação aos objetivos, dessa forma teremos uma leitura cada vez mais clara, crítica e produtiva.

Solé ressalta que:

O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda o texto e que pode ir construindo uma ideia sobre seu conteúdo, extraindo dele o que lhe interessa, em função dos seus objetivos. Isto só pode ser feito mediante uma leitura individual, que permita o avanço e o retrocesso, que permita parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o conhecimento prévio, formular, perguntar, decidir o que é importante e o que é secundário. (SOLÉ 1998, p. 32)

Agora que você já sabe a importância da leitura, em sentido amplo, ou seja, ler e interpretar, vou lhe passar algumas dicas para lhe ajudar na prova do Enem.

10 Dicas para Interpretar a Prova do Enem:

  1. Adquira o Hábito de Ler a partir de agora – leia tudo que puder, além de aumentar seus conhecimentos e lhe manter atualizado, irá melhorar seu vocabulário fazendo com que você tenha mais facilidade para entender futuros textos.
  2. Leia com atenção – Como eu disse desde o início, ler e interpretar textos é fundamental, para isso você deve estar muito atento, até porque respostas de algumas questões do Enem estão no próprio texto.
  3. Encontre as ideias básicas do texto – ideia principal, principais conceitos do texto definidos pelo autor.
  4. Para extrair a ideia central – você pode fazer as seguintes perguntas para encontrá-las: Onde?, Como?, Quando?, O quê?, Quem?, Por quê?, Que quantidade?
  5. Tenha uma leitura crítica – perceba o que é fato e o que é opinião. Fato é quando pode ser comprovado e opinião é quando pode ser discutido.
  6. Na dúvida, leia novamente – Muitas vezes o texto traz a resposta, portanto, uma leitura livre de pressa e ansiedade pode ser o diferencial em seu resultado.
  7. Analise, dentro do contexto, a palavra que você não conhece. Ninguém conhece todas as palavras, se você estiver entendendo o conteúdo, certamente saberá o significado da palavra desconhecida.
  8. Formule hipóteses em relação às informações fornecidas no texto – o que acontecerá? Verifique se suas expectativas se confirmaram.
  9. Identifique causa e consequência – Procure entender o que motivou um acontecimento. Isso será a causa. Caso você não a encontre no texto, você deverá buscá-la em suas experiências, em seu conhecimento de mundo.
  10. Questão com mais de um texto – neste caso, você deve buscar o ponto comum entre eles, onde eles se relacionam.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus contatos e amigos!

Não se esqueça de deixar seu comentário e, se quiser receber novos artigos por e-mail, basta preencher o formulário abaixo. Já estou preparando uma série de conteúdos para lhe ajudar a virar uma autoridade na arte de interpretar de textos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

COSTA, Marta Morais. Literatura, leitura e aprendizagem. 2. Ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46º Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling – 6 ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

Seu nome

Seu e-mail

 

2 thoughts on “Você quer Aprender a Interpretar Textos Para a Prova Do Enem 2017?”

    1. Olá Elayne,

      Fico feliz em saber que você gostou e, que, de alguma forma lhe ajudou.
      Fique atenta, estou produzindo mais conteúdos para o tema.
      Forte abraço

Deixe seu comentário